Para coaches que desejam investir em seu próprio desenvolvimento profissional, a supervisão e a mentoria são espaços para estabelecer uma importante conversa sobre suas conversas.
É comum ainda haver uma confusão entre supervisão e mentoria. Ambas são atividades importantes para o crescimento profissional dos coaches, mas possuem propósitos, foco e timing substancialmente diferentes. Enquanto a mentoria é mais direcionada às competências essenciais de coaching e tende a ser procurada nos estágios iniciais da carreira, a supervisão busca a reflexão mais aprofundada, para manter o coach em contínuo desenvolvimento, sendo buscada em todas as fases, independentemente dos anos de experiência.
A ICF – International Coach Federation publicou um texto com a distinção entre mentoria e supervisão, para ajudar no esclarecimento entre as atividades. Veja algumas definições da própria ICF:
Para o processo de credenciamento do coach junto à ICF, cabe ao mentor coach “fornecer assistência profissional para alcance e demonstração dos níveis de competência em coaching requeridos para o nível de credenciamento desejado pelo coach-candidato”.
“É a interação que ocorre quando o coach leva periodicamente as experiências de seu trabalho como coach para um supervisor, com o objetivo de estabelecer um diálogo reflexivo e aprendizado colaborativo, visando seu próprio desenvolvimento e em benefício do coach e de seus clientes.”.